terça-feira, 16 de dezembro de 2008

‘O Segredo’ volta a ser livro mais lido do ano

Contando o segredo: O Segredo é o mais lido em Portugal, pelo segundo ano consecutivo


[Publicado no jornal Português Correio da Manhã]

O fenómeno é mundial mas só em Portugal é que o livro da australiana Rhonda Byrne conseguiu o feito de ser o mais vendido desde Junho de 2007.

José Prata, editor da Lua de Papel, que trouxe ‘O Segredo’ para Portugal, contou ao CM que apostou para vencer. Mas não tanto. "Cem mil exemplares eram esperados com agrado e sem surpresa; agora 400 mil nem nas melhores expectativas. Na sua essência, o livro veio de encontro a um desejo dos portugueses, que é o de acreditar que há soluções fáceis para problemas difíceis. Paralelamente, tornou-se moda, fenómeno que resulta da globalização da informação, o que permitiu a construção do seu próprio percurso sem grandes campanhas de marketing. As encomendas eram tantas que antecipámos a sua edição de Setembro para
 Junho", explicou.

O segredo em causa, a lei da atracção, é uma versão revista e actualizada do poder do pensamento positivo, da relação de causalidade entre acção e reacção. Mais: "É o primeiro grande processo de não ficção que foi beber a Dan Brown o imaginário renascentista quer do grafismo quer da ideia central da conspiração, neste caso aplicada a um segredo escondido e que este livro vem revelar. São fenómenos intangíveis e irrepetíveis", concluiu José Prata.

DETALHES

ORIGEM

Rhonda Byrne, a autora, é uma produtora de televisão australiana que faz sucesso com directos e seniores, origem do documentário e do livro em causa.

NÚMEROS

Só em Portugal, o livro vendeu 200 mil exemplares em 2007, seu ano de estreia. Este ano foram mais 230 mil e, para 2009, espera-se, pelo menos, 50 mil vendas.

ATLÂNTICO

Sete mil foram em Junho ao Pavilhão Atlântico ouvir Bob Proctor, especialista em motivação, explicar ‘O Segredo’. A receita atingiu 210 mil euros.

NOTA DE ALDO NOVAK: Em Portugal repete-se o sucesso e os equívocos ocorridos no Brasil. Só quem não conhece mesm a Lei da Atração pode dizer que se trata de "pensamenteo positivo". Também é importante notar que, no Brasil, o livro já vendeu mais de 1 milhão de cópias (alguns números falam em 1.400 mil...)

Nenhum comentário: