quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A Batalha do Segredo: Drew Heriot afirma que havia um screenplay

O Segredo


Contando
o Segredo: Drew Heriot afirma que havia um screemplay

Há alguns dias, disse aqui que Drew Heriot, que foi diretor do documentário O Segredo, de Rhonda Byrne, estava processando-a sob a alegação de ter sido co-autor do documentário e do livro. Segundo Heriot, o screenplay (o texto usado no documentário) teria sido escrito por ele e por Rhonda.



Entretanto, o fato é que The Secret nunca teve um screenplay, pelo simples fato de tratar-se de um documentário (em um documentário são os entrevistados que 'dirigem' o caminho, nunca lendo textos pré escritos). Heriot afirma que é dele o conceito do documentário, o que parece - no mínimo - estranho, já que ele levou mais de um ano para notar que em todos os materiais de imprensa da produtora ele jamais foi citado (e nunca reclamou) como co-autor. Além disso, o próprio documentário mostra Rhonda Byrne passando pelo processo, com sua história amplamente divulgada.

Depois do sucesso histórico, parece que
Drew Heriot resolveu ter um pedaço do bolo. Apenas ano passado Heriot entrou com um processo público dizendo que havia criado o livro e o texto do filme.

Nos créditos do filme, o seu é o terceiro nome que aparece, como diretor. Até onde é sabido, coube a ele dirigir os atores de algumas das cenas que intermediam os comentários dos 24 entrevistados.

Heriot também está processando a editora que lançou "The Secret" no mundo, a Simon & Schuster. O livro vendeu, até o momento, 3.7 milhões de cópias (apenas nos Estados Unidos) de acordo com a Nielsen BookScan.
No Brasil, foram mais de um milhão e duzentos mil exemplares.

Um porta-voz da Simon & Schuster informou que a editora não aceita as alegações de Heriot. Enquanto isso, Rhonda Byrne também informou, por meio da documentação de defesa do processo, que "um documentário não usa screnplays".

Muitas pessoas perguntam por que, até hoje, não foi lançado "O Segredo II". A razão é que Rhonda Byrne quer resolver este problema antes de lançar o segundo documentário.

--- importante: existem dois DVDs piratas e falsos circulando no Brasil chamados "O Segredo II" e "O Segredo III". Tais DVDs são invenção de uma quadrilha especializada em crimes por internet e não têm nenhuma relação com o verdadeiro " The Secret", sendo apenas retalhos de outras produções e materiais dos extras que já estão no DVD oficial. Se alguém disser que já assistiu "The Secret II e III", por favor explique que tais filmes não existem...


Aldo Novak

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: