segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Será que não devo procurar os erros?

Sem Segredos

Contando o Segredo: Será que não devo procurar os erros?

O e-mail de hoje foi enviado por Claudio Barbosa.

Olá Aldo, você não acha que devemos nos concentrar em eliminar os problemas, para que as coisas dêem certo, para depois nos concentrarmos naquilo que pode dar certo?

Oi, Cláudio. Sua pergunta passa na mente de milhões de pessoas, todos os dias. E com razão. Somos treinados, desde a infância, a não cometermos erros e a procurarmos o que está dando errado para corrigir o processo.

E isso tem lógica. Devemos mesmo procurar as coisas que podemos melhorar. Mas, há um conceito chamado de “vara de Lênin”, que podemos lembrar agora. Lênin dizia que se uma vara estiver muito vergada para um lado, você deve vergá-la também muito para o lado oposto, de forma que ela acabe se equilibrando no centro.

O problema não é se procurar erros é o mais lógico, ou não. O problema é se isso é o que funciona melhor ou não.

E não funciona. Pelo menos na maior parte das situações da vida.

NATURALMENTE, se aquilo que você vai fazer já está classificado, com todos os passos devidamente ordenados e com um excelente nível de previsibilidade, ótimo. Procure aquilo que pode ser um problema. SE, devido a um erro, a perda puder ser fatal, também evite o erro, procurando-o. É o que os pilotos de avião fazem com seus intermináveis checklists. Mas, na maior parte dos fatos da vida, procuramos o que pode dar errado apenas porque fomos condicionados a fazer isso!

Sobre isso, eu recebi uma mensagem de Mike Dooley, que aparece no filme The Secret – O Segredo, e ele falava do desperdício que fazemos quando nos PRÉ-OCUPAMOS com o que pode dar errado.

Quando nos preocupamos, o que fazemos? Basicamente, pensamos em 100 razões para que alguma coisa dê errado. Então, todos aqueles pensamentos começam a lutar, em nossa mente, para que se tornem reais, muitas vezes superando as idéias para que as coisas funcionem.

E se você fizesse o CONTRÁRIO, Cláudio, com este desejo que você tem ai? O que você acha de, hipoteticamente, sentar AGORA e escrever 100 razões pelas quais aquilo que você quer possa vir até seus braços facilmente, rapidamente e harmoniosamente?

Lembre-se de vara de Lênin. Este exercício pode colocar seus desafios em perspectiva, arrancando o ranço das emoções e ações que não funcionam, simplesmente por focar sua mente naquilo que funciona.

Então, eu repito: O que você acha de sentar AGORA e escrever 100 razões pelas quais aquilo que você quer possa vir até seus braços facilmente, rapidamente e harmoniosamente?

Se eu fosse você, faria isso agora mesmo!

* Aproveintando, quero convidar você para o lançamento de meu segundo livro HOJE, dia 15 de setembro, as 19h00, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. Chama-se: A Vida Não Tem Segredo. Espero você lá!



Aldo Novak

Nenhum comentário: