sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pensamentos que geram resultados para as empresas

Contando o segredo: site RH entrevista o coach e autor Aldo Novak


Pensamentos que geram resultados para as empresas
Patrícia Bispo


A Lei da Atração não é, nem nunca foi, pensamento positivo. Até considero extremamente importante pensar e agir de modo positivo, mas afirmar que a Lei da Atração é o mesmo que pensamento positivo é desconhecer completamente o sistema”. 

Essa afirmação enfática é do coach e autor do livro “O Segredo para realizar seus sonhos”, lançado pela Editora Ediouro. Em sua obra, Novak responde às principais dúvidas geradas por quem leu "O Segredo - The Secret", de Rhonda Byrne e ensina como as pessoas podem atingir seus maiores sonhos, na vida, utilizando pragmaticamente a Lei da Atração.



Segundo ele, a Lei da Atração pode ser aplicada no mundo organizacional, porque ele é formado por pessoas que possuem necessidades pessoais e que muitas vezes não têm a chance de realizá-las

Empresas não são organismos inanimados e constituídos unicamente de máquinas e relatórios que revelam resultados numéricos. Contudo, o projeto terá que estabelecer pontos de verificação - resultados mensuráveis - para que o ROI fique claro, logo no início. 

Novak acrescenta, ainda que esse trabalho pode ser direcionado para ações focadas nos relacionamentos interpessoais e motivacionais. “Quando os colaboradores descobrem que cada palavra, cada pensamento e cada sentimento geram resultados, até as fofocas e os comentários maldosos, na hora do cafezinho, passam a pesar”, destaca. 

Em entrevista ao RH.com.br, Aldo Novak enfatiza que a Lei da Atração tem sido usada por vários coaches norte-americanos e que a mesma não envolve argumentos espirituais ou esotéricos. Essa entrevista pode levar você a uma reflexão interna e quem sabe, a partir da sua experiência determinados pensamentos “doentios” deixem de ser uma constante na sua empresa e o clima organizacional melhore significativamente. Boa leitura!


RH.COM.BR - O que a Lei da Atração representa para a vida do homem?

Aldo Novak - Bom, a Lei da Atração é uma metáfora que representa a noção de que não há limites previamente definidos para os resultados em sua vida. Ela também tira a responsabilidade do controle pelo seu destino das mãos de outras pessoas e coloca nas suas mãos.

Para a vida humana, a Lei da Atração é uma metáfora bastante prática, para que possamos compreender que a maior parte das nossas limitações são apenas abstrações e que a maior parte dos nossos “fantasmas” estão apenas em nossa mente.


RH - Qual a origem da Lei da Atração e seus principais fundamentos?

Aldo Novak - A Lei da Atração teve início junto com o pensamento científico. Entretanto, como aconteceu com a maior parte das descobertas antigas, os processos não compreendidos eram freqüentemente confundidos com sistemas mágicos, ou obrados deuses. Por isso, a maior parte dos livros da época falam da Lei da Atração como sendo uma disciplina mágica e mística, quando na verdade é muito semelhante ao que conhecemos com coaching, atualmente.

RH - A Lei da Atração utiliza argumentos espirituais ou esotéricos?

Aldo Novak - Não, mas alguns autores seguem esta linha e há públicos que preferem uma abordagem com esta linguagem. Acredito que o conteúdo, sendo real, pode ser apresentado em diversos formatos, mesmo os espirituais ou esotéricos. Afinal, a verdade continua sendo verdade, mesmo que explicada com metáforas espirituais. Se alguém explicar a Lei da Gravidade com uma linguagem esotérica, não torna a atração gravitacional menos séria. A embalagem não compromete o conteúdo, neste caso.

RH - A Lei da Atração acontece naturalmente ou precisa ser estimulada dentro das empresas?

Aldo Novak - A Lei da Atração acontece naturalmente, sempre está operando. A Lei da Gravidade também. Mas, mesmo assim, se você quer fazer um avião decolar, terá que preparar os engenheiros para que usem os recursos necessários da forma mais adequada, ou a aeronave não ficará como eles desejam, mesmo que conheçam a Lei da Gravidade. Com a Lei da Atração acontece o mesmo. Não basta conhecer, mas precisamos entender como aplicá-la ao dia-a-dia, fazendo-a funcionar na direção que desejamos.


RH - Qual a relação existente entre a Lei da Atração e o meio corporativo?

Aldo Novak - Esta pergunta é interessante por duas razões: a primeira é de que há muita reação negativa quando usamos o nome Lei da Atração no mundo corporativo, pois parte dos profissionais imagina tratar-se de uma coisa fantasiosa. Quando descobrem que se trata apenas um sistema que alinha aquilo que você pensa, com aquilo que você sente e aquilo que você faz, a coisa toda muda. 

A segunda razão é que, para quem já conhece a Lei da Atração com este foco pragmático, é escutar os debates corporativos e detectar rapidamente quais os eventuais problemas envolvendo um evento, projeto ou sistema da empresa. Outro dia estive em Recife, treinado padeiros e proprietários de padarias, e algumas coisas que disse geraram um intenso debate entre eles. Os resultados foram espetaculares, porque alguns esperavam que eu dissesse “abobrinhas”, mas viram que o foco da Lei da Atração é sempre nos resultados e nas ações fundamentadas nos problemas reais, com soluções reais.


RH - De que forma esse trabalho pode ser conduzido no meio organizacional e quem deve ser responsável pelo mesmo?

Aldo Novak - Vou oferecer minha opinião baseado nas experiências passadas. Creio que o RH da empresa deve, primeiro, sensibilizar a diretoria com o tema, usando para isso um profissional que conheça a Lei da Atração no mundo corporativo, entendendo-a como uma metáfora. Caso contrário, alguém que se diz especialista pode incluir crenças pessoais e matar a credibilidade do projeto logo no nascedouro, dependendo dos diretores da empresa. 

Depois que a diretoria entender como funciona – realmente – a Lei da Atração, um projeto deve ser desenhado pelo especialista, um diretor do RH e um dos diretores da empresa. O projeto terá que estabelecer pontos de verificação - resultados mensuráveis - para que o ROI fique claro, logo de partida. Os resultados mais difíceis de mensurar ficam para depois. Dependendo do tamanho da empresa, os funcionários deverão ser apresentados de modo programado aos conceitos, por um tempo que não deve passar dos quatro ou cinco meses. 

Sempre com o ensino de ferramentas que sejam aplicadas, também, em suas vidas pessoais, não apenas na empresa. Deste modo, eles conhecerão resultados fora da empresa, que influenciarão suas ações dentro dela. O RH deve sempre participar e agir em parceria com o profissional, para que as ações façam sentido e não gerem o risco de haver desvio.


RH - Em que momentos a Lei da Atração se faz presente nas empresas e deve ser "trabalhada"?

Aldo Novak - Para dizer a verdade, em todos os momentos.


RH - A Lei da Atração pode ser um canal para trabalhos ligados aos relacionamentos interpessoais e à motivação, por exemplo?

Aldo Novak - Pode e deve. Quando os colaboradores descobrem que cada palavra, cada pensamento e cada sentimento geram resultados, até as fofocas e os comentários maldosos, na hora do cafezinho, passam a pesar. O cinismo de um ou do outro, passa a ser encarado como um 
indicador de suas fragilidades e das eventuais fraquezas que leva para dentro da equipe de trabalho. 

Os relacionamentos em que os colaboradores entendem que aquilo que dizem, ou não dizem, constrói as próprias vidas, se tornam bem mais claros e fortes. E, como a Lei da Atração trabalha com o tripé Pensar-Sentir-Agir, é essencial que cada um dos colaboradores descubra o que os faz agir, quais são seus “motivos para ação”, agindo diretamente em sua motivação interior. Aliás, a única que funciona.


RH - Atualmente, a Lei da Atração tem sido usada por vários coaches americanos. Por que razão?

Aldo Novak - Os coaches americanos usam a Lei da Atração porque ela é muito semelhante ao processo de coaching. Naturalmente, com outra nomenclatura.


RH - A Lei da Atração pode ser um caminho para a obtenção do sucesso para empresas e profissionais?

Aldo Novak - Claro que pode, especialmente porque ela trata de foco, intenção e atenção. Estes são três tópicos essenciais para o sucesso na vida profissional e para empresas. Quando você perde o foco, quando você esquece qual sua real intenção e quando você deixa de dar atenção ao foco, tudo costuma afundar.

RH - No contexto na Lei da Atração existem três palavras de destaque: Peça, Acredite e Receba. O que isso significa na prática?

Aldo Novak - Peça-Acredite-Receba são três palavras que ficaram muito conhecidas por meio do filme The Secret – O Segredo. Mas os coaches não usam nenhuma delas. Usamos Pense-Sinta-Faça. E, neste caso, usar as palavras certas faz toda a diferença.


RH - O senhor gostaria de deixar alguma consideração final sobre a Lei da Atração para quem lê a entrevista nesse momento?

Aldo Novak - Sim. Quero dizer que você não precisa acreditar em nada do que eu digo sobre a Lei da Atração. Aliás, eu peço que você sempre duvide. Duvide com a intenção de saber se funciona mesmo. 

Quem está envolvido com RH sabe que para aprender, temos que fazer. Porque saber, sem fazer, ainda não é saber. Então, a prática e os resultados é que devem falar se os procedimentos da Lei da Atração funcionam mesmo. Os resultados são a melhor medida de sucesso, em qualquer campo.




Patrícia Bispo 
Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.com.br.






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