sábado, 1 de novembro de 2008

Som direto é mais um diferencial no filme

Contando o Segredo: SOM DIRETO É MAIS UM DIFERENCIAL DO FILME

O Brasil não tem histórico muito grande de qualidade quanto aos sons nos filmes. Há muitas (boas) exceções, claro. Mas o cinema nacional somente agora está dominando todas as fases de produção, com padrão mundial.

Isso é algo bem recente no país. E captação direta do som é tão importante quanto a própria imagem, em um filme. Por isso, filmes com muitas cenas externas costumam representar um enorme desafio, devido aos ruídos que interferem no trabalho.

Isso explica porque um documentário como "O Segredo" não usa cenas externas com os especialistas (apenas com os atores). "Em nosso caso", explica o diretor Marcelo Ferrão, "o som se tornou um diferencial e as externas não foram um problema na produção do filme Você Atrai o que Transmite".

Na verdade, um dos pontos fortes do filme é exatamente a grande qualidade no som, apesar de ter sido feito praticamente todo em cenas externas, em São Paulo, Guarulhos e Rio de Janeiro.

Para isso, o filme contou com o mesmo técnico de som que já atuou em gravações ao vivo com Maria Bethania, Caetano Veloso, Rita Lee, Los Hermanos e Leila Pinheiro, entre outros. Seu nome é Max Willians.

Max também já trabalhou em estúdios com gravações da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Chico Buarque, Beth Carvalho, Zé Renato, além da Orquestra Sinfônica Nacional. Também participou dos sets de filmagem dos documentários Borel Brasil e Fazenda Boa Vista e, agora, Você Atrai o que Transmite. 

Max é técnico de gravação, mixagem, edição e masterização em sistema digital e analógico e tem prática nos sistemas Pro Tools, Digital Performer e Piramix. Com isso, o filme "Você Atrai o que Transmite" se destaca, também, na qualidade do som.



Equipe Akademus
Aldo está afastado até dia 18 de novembro


Ou, via e-mail enviando uma mensagem para: voceatraioquetransmite-subscribe@googlegroups.com 

Nenhum comentário: