segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quem voltará?

Alguns fãs do filme escrevem perguntando se algum dos participantes da produção anterior voltartá. A melhor resposta é “não sei”. Isso depende de variáveis que não controlamos.

Vou dar um exemplo:

Em nosso primeiro filme, eu queria muito que houvesse um depoimento de Rodrigo Cardoso, um dos melhores palestrantes da América Latina. Queria saber se ele poderia compartilhar parte de sua experiência com quem comprasse o DVD.

Faltavam poucas horas para a gravação e ainda não sabíamos se ele poderia participar. A equipe de filmagem e o diretor Marcelo Ferrão vieram do Rio para São Paulo, para outras entrevistas, e torcíamos para que Rodrigo tivesse um espaço na sua concorrida agenda.

No dia da gravação, liguei para ele e descobri que ele tinha exatamente o tempo do qual precisávamos, no momento que precisávamos. A entrevista foi feita em meio ao verdadeiro “queijo esburacado” que é sua a agenda. E ficou espetacular.

Mas, embora pouca gente saiba, todas as entrevistas tiveram um alto grau de “sorte” – lembre-se de que sorte pode ser definida como oportunidade encontrando-se com a preparação. Dessas duas variáveis, a oportunidade você não controla. A preparação, sim. Não se trata de magia.

Por motivos diferentes, até o momento em que terminávamos as entrevistas, não tínhamos certeza sobre quem estaria lá.

O grupo, entretanto, estava muito coeso e todos se aproximaram muito mais, depois do lançamento do filme. Recentemente, eu, Rosana Braga (que também está no filme) e Rodrigo Cardoso apresentamos três palestras na cidade de Caxias do Sul. No mesmo dia. No mesmo local. Se não tivéssemos estado juntos no dia da gravação do filme, dificilmente teríamos estado juntos em Caxias do Sul!

Caxias do Sul 001

Hoje, não consigo mais pensar no filme sem a personalidade de cada um dos participantes.

Um documentário é como um quebra-cabeças: a gente tem uma imagem geral para seguir, mas ao final cada peça, cada detalhe é parte de um todo muito maior do que imaginávamos no início.

Apenas uma pessoa que eu desejava que estivesse no primeiro filme não participou. Foi uma pena.

Mas, para terminar de explicar minha resposta, não temos como afirmar quem estará no segundo filme porque, sendo um documentário (e não uma obra de ficção), quem decide os resultados é a realidade.

Nós apenas proporcionamos as ferramentas. Quem se expressa é a vida. É ela que mostra que você atrai o que transmite.

Aldo Novak

Blog: http://voceatraiofilme.blogspot.com
Comunidade: http://www.VoceAtraioQueTransmite.com.br
Twiter http://twitter.com/voceatraiofilme

Nenhum comentário: