sexta-feira, 11 de maio de 2007

O Segredo na África - Críticas

O filme O Segredo - The Secret já foi visto, na África, por mais de 30 milhões de pessoas -- 7 milhões delas só em Gana. O sucesso do filme na região surpreendeu os produtores - se é que alguma coisa ainda consegue surpreender os produtores, no que se refere a este filme!

Também parece estar havendo uma mudança de foco da mídia no que se refere ao filme. No início, o número de reportagens com viés negativo era maior nos Estados Unidos. Há, agora, uma mudança sendo sentida, quando alguns pontos mais controversos do filme começam a ficar mais claros.

Talvez isso tenha relação com o fato de que grande parte das pessoas estão entendendo que o filme não tem relação com pensamento positivo, mas com foco nos resultados positivos, algo que vai ficando mais claro na medida em que as pessoas assistem ao filme várias vezes.

Naturalmente, há uma parte da crítica que jamais vai gostar do filme/livro, simplesmente porque ele, como qualquer obra, tem um público específico. O mesmo acontece com absolutamente qualquer outro produto, ou pessoa, no mundo.

Inclusive com você.

Seja quem você for, esteja onde estiver, sempre haverá aqueles que criticam algo em você. E isso é bom. Primeiro, porque se a crítica for verdadeira (e você for inteligente) tentará mudar, melhorar e desmanchar aquela crítica, com o tempo; segundo porque, se for uma crítica gratuita e falsa, mostrará que você está crescendo e marcando este crescimento com "barulho".

É sempre assim. A crítica é sempre boa, até quando é ruim. Aproveite a crítica. Uma crítica verdadeira vale mais que mil elogios falsos.

Só assim você cresce. :-)



Aldo Novak
http://www.academianovak.com.br

* Em tempo: fui convidado para participar de um encontro sobre o livro O Segredo em mais duas unidades das livrarias Fnac. Desta vez, será na Fnac Paulista, dia 11 de junho, e na Fnac Campinas, dia 14 do mesmo mês.

Na Fnac Morumbi estarei no dia 24 de maio agora. Espero você lá!

Nenhum comentário: