sexta-feira, 4 de maio de 2007

O Segredo na revista Bons Fluídos


A edição de maio da revista Bons Fluídos (capa ao lado) acaba de publicar uma reportagem sobre o filme/livro O Segredo.

Não farei comentários sobre o texto. Mas, se você desejar, pode visitar o blog http://osegredo-ofilme.blogspot.com/ e clicar em comentários, perguntas e sugestões sobre o segredo (ao fim da matéria) e dizer o que você achou.

Só posso dizer que a revista entrevistou psicólogos e psicanalistas e nenhum coach. Uma pena! Os comentários erraram o alvo e, claramente, foram feitos por quem assitiu o filme mas não conhece o funcionamento das técnicas que fazem a "lei da atração" funcionar.

Em tempo: não há nada de mágico na lei. Mas ela funciona.

Fique com o texto, abaixo:


Aldo Novak


Pense e Faça! Isso Dá Certo

Entenda o que é a tal da Lei da Atração, de que o filme O Segredo tanto fala. Será que só pensar de maneira positiva é suficiente?

“Você já viu O Segredo?” Essa foi uma das perguntas mais ouvidas nos últimos tempos. Para quem não sabe, O Segredo é um documentário feito pela Prime-Time Productions, uma produtora australiana, há pouco mais de dois anos. E, por onde passou, virou sucesso.

Por aqui, ele vinha sendo divulgado no boca-a-boca: um amigo conseguia uma cópia – pirata, em geral – e reunia outros amigos para assistir a uma sessão em casa.

Tudo era encarado como um segredo que se tinha acabado de descobrir. No começo deste ano, uma distribuidora de filmes, a Art House Movies, comprou os direitos por aqui e foi a primeira vez que o documentário ganhou as salas de cinema.

A fórmula do sucesso? A divulgação “em forma de segredo” ajudou. Mas a temática, a Lei da Atração, é a essência do filme. Na produção, falam mais de 20 profissionais – professores, filósofos, sociólogos, empresários – sobre como o pensamento positivo (acreditar que você realmente vai conseguir algo) é capaz de atrair coisas boas e, assim, mudar a rota do destino para o bem.

Além do discurso, são mostradas cenas de gente que foi capaz de dar uma guinada na vida financeira, na carreira ou venceu um problema de saúde pela força do desejo, da crença. Onde está a novidade?

O Segredo dá novo formato a algo que já é sabido: coisas boas atraem coisas boas. Só que, dessa vez, a teoria saiu da retórica e ganhou o formato para a TV e as telas do cinema. E a novidade: o filme acaba de ganhar sua versão em livro, que já se encontra nas prateleiras das lojas, e logo estará em DVD.

Sem falar dos e-mails que correm pela internet com as apresentações em formato de slides.

EU TENHO A FORÇA

Mas, afinal, o pensamento positivo tem todo esse poder?

Em parte. “Pensamentos e sentimentos atraem, manifestam e criam situações na vida. Essa é a premissa, e todos nós já fazemos isso, só que o filme traz essa questão para a consciência. Mas é preciso aprofundar a análise porque os pensamentos positivos, ou a Lei da Atração, são uma peça do quebra-cabeça e não ele inteiro”, diz Delmar Franco, psicóloga e diretora do Instituto Evoluir, de São Paulo. “O Segredo encoraja um pensamento mágico, e isso é poderoso, mas também primitivo, nos pega por nossas estruturas mais primárias, mexe com nosso lado criança”, diz Delmar.

Ou seja, fica difícil acreditar que apenas a força do pensamento será capaz de tornar o dia-a-dia mais interessante ou a conta bancária mais gorda.

A programação neurolingüística, uma metodologia que estuda a influência da linguagem sobre a mente e o comportamento, explica isso de um ponto de vista interessante. Além de ter o desejo, é preciso ter a atitude. “Não adianta, por exemplo, fazer uma prova contando unicamente com o pensamento positivo, acreditando em seu sucesso. Também não resolve estudar profundamente determinado assunto e fazer uma prova com a certeza de que não se será bem-sucedido: a ansiedade limita o seu desempenho. O ideal é estudar e fornecer para o seu cérebro idéias fortes e positivas de sucesso, como acreditar em um bom desempenho porque o assunto lhe interessa e você estudou”, acredita Karim Khoury, consultor de empresas e especialista em programação neurolingüística.

Na prática, essa avalanche de boas intenções ajuda a desenvolver estratégias para o que se quer conquistar. Mas por trás disso é necessário ter atitude. De acordo com a psicóloga Delmar, não dá para creditar tudo à sorte ou ao azar. “Quem sofre um acidente não pode achar que aquilo aconteceu porque ele atraiu. Se você começar a acreditar que tudo se deve ao poder de atração, acaba gerando mais culpa para si”, diz Delmar.

Se assim fosse, quando as coisas começassem a dar errado, a chance de se sentir um grande azarão ou um ímã de negatividade seria enorme. “Ninguém é errado ou negativo. Quando as coisas não acontecem como planejamos, é possível que você tenha projetado mal uma estratégia. E todos, sem exceção, podemos mudar uma estratégia para algo mais útil ou desejável”, declara Karim Khoury.

Então, onde está o segredo dessa história? “O filme vem suprir a fome das pessoas que querem novas respostas para buscar significados em sua vida. O Segredo não responde a tudo”, conclui Delmar.

O filme não é a materialização da lâmpada de Aladim – um desejo que se realiza num passe de mágica –, mas pode ajudar a refletir sobre a maneira como se está levando a rotina, a forma como se pensa e sobre as emoções que isso gera tanto para o corpo como para a alma. Essa reflexão, sim, pode fazer toda a diferença.

Revista Bons Fluidos
http://bonsfluidos.abril.uol.com.br/livre/edicoes/0097/02/02.shtml

Nenhum comentário: