quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O Segredo na capa da SuperInteressante

A revista SuperInteressante que está chegando em uma banca pertinho de você, traz uma matéria de capa sobre o filme/livro O Segredo, e a Lei da Atração.

Com uma capa extremamente positiva, o título diz: O Segredo do Pensamento Positivo. A chamada, logo abaixo, avisa: Fala-se muita bobagem sobre as vantagens de pensar positivo. Mas uma coisa é certa: funciona. E a ciência pode explicar como.

A matéria já assume um ótimo enfoque, positivo mas, logo de cara, comete um erro básico: nem o filme, nem o livro The Secret - O Segredo são sobre o pensamento positivo, embora a Lei da Atração tenha como uma de suas bases, este paradigma.

Grafismos muito inteligentes estão espalhados pela matéria.

Há, entretanto, alguns erros conceituais básicos na matéria, como dizer que a "Lei da Atração diz que os pensamentos criam campos energéticos à nossa volta". Não sei de onde a revista tirou isso, mas em meus treinamentos isso jamais apareceu.

Há quem diga isso, mas isso só mostra que o termo "Lei da Atração" é utilizado por diferentes pessoas, para dizer coisas diferentes. A matéria deveria ter esclarecido este ponto.

Ao considerar a Lei da Atração como sendo 'pensamento positivo', o resultado imediato só poderia ser a primeira frase que lemos, antes da matéria começar: Uma atitude positiva faz um bem danado. Mas ninguém consegue ficar rico só com a força do pensamento. Saiba como isso funciona.

Bem, mas vamos lá. Leia o início da matéria:

O Segredo do Pensamento Positivo

Uma atitude positiva faz um bem danado. Mas ninguém consegue ficar rico só com a força do pensamento. Saiba como isso funciona.

Texto Michele Veronese
Ilustração Carlo Giovani Rossato
Edição Mariana Sgarioni

Pense. Em qualquer coisa. Numa casa, por exemplo. Imagine-a pintada de branco, com janelas azuis e cercada por um terraço com escadas que levam a um jardim. Ali estão margaridas, girassóis e uma árvore frondosa. Nos 10 segundos que você levou para chegar até aqui, uma avalanche de sinais nervosos ocorreu no seu cérebro. No córtex (camada periférica dos hemisférios cerebrais), milhares de neurônios foram acionados e trocaram informações em frações de segundo.

Arquivos de memória foram vasculhados e, sem que você pudesse controlar ou prever, a imagem de uma casa surgiu em sua mente. Por isso, você deve ter sentido um bem-estar, uma vontade de possuir essa casa de verdade. Dentro de nossa caixa craniana ocorrem milhares de outros processos - esse que você acabou de perceber é o que podemos chamar de pensamento positivo, uma idéia que, nas prateleiras das livrarias, vem ganhando contornos de magia.


Ela se deu bem

Basta ter uma atitude otimista para atrair o que deseja. Dinheiro, amor, saúde, sucesso. Tudo. Qualquer coisa pode estar ao seu alcance se você pensar positivamente, com firmeza, dizem os autores de auto-ajuda. "Aquilo em que você mais pensa ou se concentra se manifestará", garante Rhonda Byrne.

Essa australiana de 52 anos alega ter desenterrado uma verdade preservada a sete chaves por sábios, filósofos, cientistas e gente de sucesso. E revelou sua descoberta no filme O Segredo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias em dvd no mundo inteiro. O livro homônimo, lançado por ela, também virou um fenômeno de público, com 6 milhões de exemplares vendidos em apenas um ano.

Byrne resume o que descobriu em frases de efeito como: "Sua realidade atual ou sua vida atual é resultado dos pensamentos que você tem". Hoje, uma legião de fãs segue seus ensinamentos.

Esse mistério alardeado por Byrne não é nenhum segredo.

Já faz tempo que diversos escritores têm divulgado as benesses do pensamento positivo. Um dos primeiros a falar sobre o assunto, Norman Vicent Peale, autor de O Poder do Pensamento Positivo, em 1952 já dizia: "Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo".

Hoje, a lista de livros que ensinam a usar os poderes da mente é quilométrica. Há o médico indiano Deepak Chopra (As Sete Leis Espirituais do Sucesso), o casal de videntes Esther e Jerry Hicks (Peça e Será Atendido), a palestrante motivacional Sandra Taylor (A Ciência do Sucesso), apenas para citar alguns dos mais badalados. Outro autor conhecido é o físico Amit Goswami (O Universo Consciente), cujo livro inspirou o filme Quem Somos Nós? (2005), espécie de documentário de auto-ajuda que recorre à física quântica para falar dos potenciais da mente.

Em comum, todas essas teorias têm o fato de recorrer a argumentos científicos para afirmar que é possível fazer o cérebro funcionar a nosso favor e gerar resultados surpreendentes. No caso da física, especialmente da física quântica, os autores nos comparam o tempo todo com elétrons. Bastaria utilizar a técnica correta para colhermos os benefícios na saúde, trabalho e relacionamentos. É bom lembrar que, aos olhos da quase totalidade dos cientistas, essas teorias não fazem sentido nenhum.

Por outro lado, a todo instante, deparamos com situações que parecem mostrar o contrário. O que dizer, por exemplo, de pessoas que parecem ter descoberto a fórmula secreta do sucesso e realmente se dão muito bem em tudo o que fazem? Ou dos otimistas a quem nada parece abalar? Ou ainda daqueles que dizem ter vencido doenças graças à atitudemental positiva? Relatos não faltam. Pois bem.

Dentro deste caldeirão em que tudo parece ter o pensamento positivo como pano de fundo, você vai descobrir o que se fala a respeito, o que é fantasia, o que já foi comprovado e o que ainda permanece um mistério.



*** A matéria é bem mais longa, e discorre sobre o tema de forma um pouco confusa, mas sempre deixando claro que o conceito é uma bobagem, do ponto de vista da ciência ou, em alguns parágrafos, coloca um pé em cada barco, tentando ser neutra.

Não é culpa dos autores, ou da revista. Eles partem de pressupostos errados e as conclusões só poderiam ser erradas. Não consultaram nenhum coach ou especialistas na Lei da Atração e misturaram outros temas com o livro The Secret - O Segredo.

Por outro lado, vale a pena ler todo o artigo. tem altos e baixos, mas traz informações interessantes. Ou, como diz o nome da revista, superinteressantes.


Aldo Novak
http://osegredo-ofilme.blogspot.com/
www.OSegredoSemSegredos.Com.br
www.academianovak.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Aldo,

Gostei muito da sua crítica...me pareceu bem mais consistente do q a revista

Abraços

Daisy

Anônimo disse...

Boa oite Aldo, tudo bem?
Gostei da informação sobre a revista, vou comprar para conferir.

Muito obrigado.
TORRES

Anônimo disse...

Aldo, li a matéria, mas não toda, embora a revista esteja aqui, ao meu alcance. Pesquisei sobre a tal Michelle Veronese, autora da matéria, e ela, ao que parece, é uma especialista nesses assuntos. Não fui até o fim, porque pelo muito que ela disse, percebi que não usa a Lei da Atração, apenas interpreta o que lhe foi passado. Acredito que não sendo uma usuária, não conhece os seus reais poderes, que, bem sabemos, são infinitos e podem nos trazer TUDO, de forma milagrosa. Eu peço e recebo. :)