sábado, 14 de abril de 2007

Comentário sobre o livro "O Segredo"

O texto de hoje foi publicado por Antonia Maria Sampaio no jornal Gazeta de Ribeirão.

É um comentário sobre o livro "O Segredo".

É um texto interessante, embora incorra no mesmo erro de muitos avaliadores: dizer que o livro não tem embasamento científico. Na verdade, ele não se preocupa em mostrar isso, mas praticamente todas as sugestões são, sim, baseadas em procedimentos largamente adotados de mudança comportamental.

Mas essa é uma outra história. Vamos para o comentário, que é bastante favorável ao livro, como você notará. - Aldo Novak


Opinião
"O Segredo"
Antonia Maria Sampaio

Ouvi tantas críticas desairosas a respeito do livro "O Segredo", de Rhonda Byrne, que resolvi verificar "in loco" se elas procedem; constatei então que sua leitura é fluente, é otimista e principalmente com um forte apelo emocional.

Obviamente o texto não tem nenhum embasamento científico, porém transmite a necessária confiança para que as pessoas possam acreditar na viabilidade de seus projetos de vida, mostrando que a capacidade de fazer acontecer é algo para ser aperfeiçoado pela vida toda e estimula o leitor a melhorar seu próprio recorde.

A nossa disposição mental, seja ela positiva ou negativa, sem dúvida interfere em nosso dia-a-dia delineando os papéis que vamos representar naquele dia; como somos definitivamente moldados por nossa própria história, saber que se pode mudar o que não está legal tem um peso enorme na balança, eu diria até que é o adubo necessário para alimentar a idéia do que se pode conseguir.

O texto enfatiza a lei da atração considerando que energias afins se atraem, portanto, se estamos com a nossa energia positiva, automaticamente vamos atrair outras positivas, formando dessa forma um círculo favorável que vai potencializar nossa autoconfiança que é o primeiro quesito para a realização de nossos projetos.

Ainda que os "entendidos" depreciem essa temática, sua leitura não é apenas uma recepção de fórmulas mágicas, mas são mensagens que induzem a uma ação positiva para que as pessoas façam fluir suas potencialidades até então adormecidas.

Acho que já passou da hora de dominarmos nossa vaidade intelectual daquilo que pensamos saber e começarmos a confiar mais nas forças invisíveis da natureza. Como disse Walt Disney, "nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos a coragem e a confiança para persegui-los".

O que o texto de "O Segredo" transmite, na verdade é bem simplista porém bastante funcional; a autora parte da premissa de que os que conquistam são aqueles que acreditam que podem conquistar mesmo sabendo dos percalços que normalmente farão parte do caminho.

Somos um imenso mosaico de referências acumuladas ao longo da vida e infelizmente vivemos num contexto que se identifica com estereótipos de uma sociedade baseada no consumo, que necessita da aparência para sobreviver e nosso mundo interior de certa forma estabelece o modo com o qual iremos nos relacionar, ou seja, reagimos conforme nossas necessidades internas; se chegamos à conclusão que nossos recursos interiores estão carentes de tantas e tantas necessidades, vale a pena recorrer a auto-ajuda e decidir procurar as oportunidades acreditando que elas são possíveis mesmo que os impedimentos interfiram, ainda assim perceber cada um deles como uma oportunidade de buscar uma solução, enfim ver cada deserto que se depara na vida como um oásis, como uma possibilidade, um desafio.

O segredo do sucesso do livro é levar o leitor a não se ver como vítima mas ser o autor da própria história, lembrando sempre que a vitalidade do nosso corpo físico é mantida pela qualidade energética da nossa aura e entender que somos, e como somos, um diamante bruto em permanente estado de lapidação.


Antonia Maria Sampaio é professora de português

Nenhum comentário: